Nessa pagina iremos falar de mitologia como o próprio titulo diz. mostraremos a vocês leitores tudo sobre a mitologia suas ramificações e de onde ela vem.
Hera

É a deusa das bodas, da maternidade, do céu e das esposas, equivalente de Juno no mito romano. Irmã e esposa de Zeus, é a rainha dos deuses, e patrona da fidelidade conjugal. Retratada como majestosa e solene, muitas vezes coroada com os polos (uma coroa alta cilíndrica usada por várias deusas), Hera é geralmente representada ostentando na mão uma romã, símbolo da fertilidade, sangue e morte, e substituto das cápsulas da papoula de ópio. O pavão é seu animal simbólico.
Retratada como ciumenta e agressiva contra qualquer relação extra-conjugal, odiava e perseguia as amantes de Zeus, e os filhos bastardos gerados desses relacionamentos. Tentou, dentre alguns exemplos, matar Hércules ainda no berço. A única exceção era Hermes e sua mãe Maia, que a deusa até admirava pela astúcia e beleza.
Como patrona da matrimônio, odiava adúlteros e, por isso, não raro era invocada por seus devotos para castigar cônjuges infiéis.
Possuía sete templos na Grécia antiga. Usava uma pena do seu Pássaro como marcação de seus locais sagrados, e aparecia aos mortais apenas como um par de olhos. Daí seu epíteto, "de garços olhos".
____________________________________
Hades

Uma das mais ancestrais e importantes divindades da mitologia grega, mas não um dos doze olímpicos, que dominava o mundo inferior, soberano do reino dos mortos ou simplesmente o submundo, correspondente ao romano Plutão, o rico, pois era dono das riquezas do subsolo. Filho dos Titãs Cronos e de Réia, os romanos Saturno e Cibele, que detinham o controle do mundo, e portanto, também irmão de Zeus e de Posêidon ou Posídon. Quando o pai foi destronado e vencidos os titãs, os três irmãos partilharam entre si o império do universo. Zeus ficou com o céu, a terra e o domínio e cuidado das deusas irmãs, Posêidon herdou o reino dos mares e ele tornou-se o deus das profundezas, dos subterrâneos e das riquezas. Casou-se com Perséfone ou Cora, a Proserpina no mundo subterrâneo, filha de Zeus comDeméter, após um rapto bem sucedido e reinava, em companhia de sua esposa, sobre as forças infernais. Como o deus dos infernos era ajudado por outras divindades, Hécate, as Fúrias, as Parcas, as Harpias,Tanatos, o Hipnos e as Górgonas. Deus de poucas palavras, o seu nome inspirava tanto medo que as pessoas procuravam não pronunciá-lo. Era descrito como austero e impiedoso, insensível a preces ou sacrifícios, intimidativo e distante e extremamente temido, pois em seu reino sempre havia lugar para mais uma alma. Em algum lugar na escuridão do mundo subterrâneo estava localizado seu palácio, representado como um lugar lúgubre, escuro e repleto de portões e de convidados do deus e colocado no meio de campos sombrios uma paisagem assombrosa. O velho barqueiro Caronte conduzia as almas dos mortos através do sinistro rio de águas paradas Estige, até a entrada do reino ou casa de Hades, esse lugar infeliz e sombrio, habitado por formas vagas e sombras, cuja entrada era cuidadosamente guardada porCérbero, um monstruoso cão de três cabeças e cauda de dragão, que não deixava as almas saírem do reino. O nome Hades era usado para designar tanto o deus como os seus domínios, um submundo dividido em regiões. Primeiro o Érebo, por onde as pessoas passavam imediatamente após a morte, para serem julgadas, e receber o castigo dos seus crimes ou a recompensa das boas ações. Neste Tribunal, julgava as almas que lá chegavam, auxiliado por Minos, Éaco e Radamanto. Se as almas fossem condenadas eram atiradas ao Tártaro, a região mais profunda, onde habitavam as almas maléficas que sofreriam pela eternidade e onde osTitãs haviam sido aprisionados. Se absolvidas eram encaminhadas
aos Campos Elísios ou Ilha dos Bem Aventurados, onde moravam as almas dos heróis, santos sacerdotes e poetas e onde eram ajudadas por dois deuses: Tânatos, o deus da morte, e Hipnos, o deus do sono. Embora supervisionasse o julgamento e a punição dos condenados após a morte, ele não era um dos juízes nem torturava pessoalmente os culpados, tarefa que cabia às Erínias. Em lendas também descreviam Hades como o lugar onde os bons eram recompensados e os maus punidos. O nome Plutão, que se tornou corrente na religião romana, era também empregado pelos gregos. Seu nome significa, em grego, o Invisível, e era geralmente representado com o capacete que lhe dava essa faculdade, que ele ganhou dos ciclopes quando participou da luta contra o pai e os titãs. Com o tempo passou a ser considerado o distribuidor de riqueza, apresentando assim um lado bom, pois era ele quem propiciava o desenvolvimento das sementes e favorecia a produtividade dos campos. Como divindade agrícola, eram-lhe consagrados o narciso e o cipreste e seu nome estava ligado a Ceres e junto com ela era celebrado nos Mistérios de Êleusis que eram os ritos comemorativos da fertilidade, das colheitas e das estações.
Posseidon
Uma das mais ancestrais e importantes divindades da mitologia grega, mas não um dos doze olímpicos, deus do mar, dos rios e das fontes, o Netuno dos romanos. Filho dos Titãs Cronos e de Réia, os romanos Saturno e Cibele, que detinham o controle do mundo, e portanto, também irmão de Zeus e de Posêidon ou Posídon. Quando o pai foi destronado e vencidos os titãs, os três irmãos partilharam entre si o império do universo. Zeus ficou com o céu, a terra e o domínio e cuidado das deusas irmãs, Hades tornou-se o deus das profundezas, dos subterrâneos e das riquezas e ele herdou o reino dos mares. Normalmente representado como um homem de barba portando um tridente, o qual era usado para bater o mar e para separar pedaços de rocha. Com
o ele era o senhor das águas salgadas e doces, desafiava sempre os outros deuses e entrava em discussões e conflitos com eles. Desejava ter como sua a cidade de Atenas, sob os protestos da deusa Atena, que considerava a cidade como sua. Os deuses fizeram uma reunião no Olimpo e decretaram então que a cidade seria daquele que oferecesse o presente mais útil aos mortais. Ele criou o cavalo com seu tridente a partir de uma pedra e Atena a oliveira e os deuses decidiram que a deusa havia vencido e a cidade foi dada a ela. Descontente, às vezes ele sacolejava de modo tão violento que Plutão, governador da cidade de Hades, saltava de seu trono com medo de que a cidade caísse sobre sua cab
eça. Ajudou Pélope a casar-se com Hipodâmica, filha de Oenomaus, rei de Elis e filho de Ares. Pélope deveria vencer o rei numa corrida de carruagens para ficar com a moça, senão ele morreria. As possibilidades de derrotá-lo, contudo, eram limitadíssimas pra não dizer, inexistentes. Pois o rei jamais havia perdido uma disputa. Sua Alteza possuía cavalos que corriam como ciclones. No entanto venceu, graças ao Deus, que lhe emprestou dois cavalos alados de seu próprio estábulo. Aí, Hipodâmia convenceu o cocheiro de seu pai a retirar a correia da carruagem do rei. Ele vivia sob o mar e conduzia uma carruagem puxada por cavalos, que se assemelhavam às ondas do mar. Tinha poder sobre as tempestades e sobre os ventos. Garantia a segurança dos marinheiros ou a destruição de seus navios de acordo com sua vontade. Ele possuía um palácio de ouro, situado no fundo do mar, e percorria a superfície da água, numa carruagem de ouro, levada por cavalos velozes. Sua arma era o tridente, uma lança terminada em três pontas e com a qual ele podia provocar terremotos na terra. Sua esposa, a ninfa do mar, a nereida ou oceânida Anfitrite, deu à luz diversos filhos seus, incluindo Tritão - metade homem e metade peixe. Além disso, possuía um grande número de outros filhos ilegítimos, incluindo monstros e gigantes, de seus numerosos casos extraconjugais. Neste aspecto ele se equiparava à Zeus. Engravidou a górgona Medusa, gerando Crisaor e Pégasus. Do rapto de Atra resultou o nascimento de Teseu. Ele também raptou Amimone quando ela tentava escapar de um sátiro. Outros de seus filhos são: Sinis, Polifemo, o ciclope, Órion, o rei Amicus, Proteus, Agenor, Belus da Líbia, Pélias e o rei do Egito, Busiris, filho de Lisianassa. Um de seus casos amorosos mais conhecidos envolveu sua irmã, Deméter. Ela a perseguiu e para evitá-lo, ela se transformou em uma égua. Em seu desejo por ela, ele se transformou em um garanhão e copulou com a égua. Deste encontro nasceu um esplêndido cavalo, Arion. Esta associação possivelmente vem do fato de, assim como Deméter, também era originalmente uma deusa da fertilidade. Era também deus dos cavalos, pois criou o primeiro.
Zeus .jpg)
Nascimento:O deus maior da mitologia grega é Zeus, filho do titã Cronos e da titânide Rea. Cronos, que reinava no universo, foi advertido por um Oraculo que um de seus filhos iria destroná-lo. Passou, portanto, aprisionar seus filhos em seu estômago, logo após o nascimento. Ao dar a luz ao sexto filho, Rea resolveu salvá-lo da determinação paterna por meio de um ardil.Rea comandou uma águia para esconder seu filho, Zeus foi levado para uma ilha longínqua além do olhar de Cronos e no lugar do menino deu a Cronos uma pedra envolvida em fraldas, do tamanho do recém-nascido. Cronos engoliu a pedra e Zeus sobreviveu.E foi Gaia irmã de Cronos que cuidou de Zeus, ela o pôs em segurança nutrindo seu desejo de libertar seus irmãos.
Ao tornar-se adulto, Zeus resolveu conquistar o trono de seu pai Zeus acabou ao qual deu de beber uma droga que o fez vomitar os outros filhos anteriormente engolidos:Deméter, Hera, Héstia, Hades e Poseidon., Gaia então foi ate Zeus e prometeu que ele venceria e se tornaria rei do universo se ele descesse ao tártaro e libertasse os três ciclopes e os três hecatônquiros, Zeus traiu os titãs os aprisionando no tártaro, e fez um acordo com os hecatônquiros para que eles vigiassem os titãs no fundo do tártaro, Gaia se revoltou e lançou mão de todas as suas armas para destronar Zeus, Gaia então no ultimo momento pariu os incontatáveis andrógenos, seres com quatro pernas e quatro braços que se ligavam por meio da coluna terminando com duas cabeças e tinhas órgãos genitais masculinos e femininos , eles então escalaram o olimpo na intenção de destruir Zeus, mas por conselhos de Têmis Zeus e os demais deuses deveriam acertar os andrógenos na coluna para dividir as criaturas ao meio, assim feito venceu Zeus.
Os poderes do Universo
Após um combate feroz do qual saíram vitoriosos, Zeus e seus irmãos sortearam entre eles os poderes sobre o universo. Desse sorteio, resultou que o mar se tornasse domínio de Poseidon e o inferno (entendido como o mundo subterrâneo), de Hades. A Zeus coube o céu e a soberania entre os demais deuses. Houve algumas tentativas de revolta contra Zeus, mas ele sempre conseguiu derrotar os rebeldes. O topo do monte Olimpo tornou-se o palácio do rei dos deuses.
Zeus casou com a deusa Hera (sua irmã). Mesmo assim, Zeus teve muitas amantes entre as mulheres mortais e semideusas.Da esposa e desse grande numero de amantes nasceram filhos divinos e semidivinos.Os filhos de Zeus e Hera
Ares: Deus da guerra
Hebe:Deusa da eterna juventude
Hefesto:Deus ferreiro e do fogo, criava as armas dos deuses, crio o Tridente de Poseidon, as flechas de Apolo e também a armadura de Aquiles na Guerra de Tróia.
Éris:Deusa da discórdia, era tão bela quando Afrodite e por isso causava uma pontada de inveja na deusa do amor (sempre acompanhava Ares nas guerras)
ILitia: Deusa dos partos
Ênio: Conhecida por ''Destruidora de Cidades''
Filhos de Zeus com suas amantes
Hércules: Era filho de Zeus com a mortal Alcmena e foi perseguido por Hera ainda quando era criança, quando Hera tentou matá-lo. Era famoso por sua força.
Musas: Zeus fertilizou a titânide Mnemósine, a deusa da memória. Durante nove noites consecutivas ela deu à luz a nove filhas em algum lugar do Monte Olimpo. Suas filhas eram as Musas que cantavam o presente, o passado e o futuro, ao som da lira de Apólo
Apolo: Foi uma das divindades principais da mitologia greco-romana, um dos principais deuses olímpicos. Filho de Zeus e Leto, e irmão gêmeo de Ártemis, possuia muitos atributos e funções.
Ártemis: Deusa da vida selvagem e da caça, era írmã gêmea de Apolo
Hermes: Nascido da união de Zeus com a Ninfa Maia, desde cedo Hermes demonstrou suas incríveis habilidades divinas.
Perséfone : Era filha de Zeus e de Deméter, deusa da agricultura.
Dionisio - Baco: Concebido da união entre Zeus e a mortal Sêmele,Dioniso ou Dionísio ensinou o homem a cultivar os vinhedos e tornou-se o deus do vinho e da embriagues.
Perseu: Foi o herói mítico grego que decapitou a Medusa, um monstro que transformava em pedra qualquer um que olhasse para ela. Ele era filho de Zeus com a mortal Danae
Helena de Tróia: Era de filha de Zeus e de Leda. Quando tinha 11 anos foi raptada pelo herói Teseu mas seus irmãos Castor e Pólux a levaram de volta a Esparta. Possuía a reputação de mulher mais bonita do mundo e isso despertava a inveja em Hera, mulher de Zeus.
Minos: Filho de Zeus e Europa, Minos foi um rei da ilha de Creta. Atribuem-lhe grande número de aventuras amorosas e costumam apontá-lo como o primeiro homem a praticar pederastia. Com sua esposa Pasífae, Minos foi o pai de Ariadne, Androgeu, Deucalião, Fedra, Glauco e Catreu e de muitos outros. Pasífae teria sido também a mãe do Minotauro
Afrodite: Deusa do amor e da beleza, filha de Zeus e de Dione deusa das ninfas, Afrodite tinha como rival Éris(deusa da discórdia filha de Hera) pois ela era tão bela quanto Afrodite e Afrodite acreditava que não poderia existir deusa tão bela quanto ela no olimpo !
Atena: Deusa da sabedoria e das artes, filha de Zeus e Métis a deusa da prudência
Astreia: Deusa da justiça, filha de Zeus e Temis
Cronos o Titã: da acensão a Queda.
Mitologia Grega

Cronos a pedido de sua mãe se tornou senhor do céu castrando o pai com um golpe de foice.. Vejam bem: Urano todas as noite vinha cobrir a Terra, e quando esta (Gaia) ficava grávida, ele encerrava os filhos de volta no seio da terra. Gaia já não suportava as dores, então, propôs a todos os filhos que destronassem o pai, porém somente um aceitou, Cronos. Como auxílio, Gaia presenteou o filho com uma foice, que havia sido fabricada por Nix. Então, Cronos partiu, castrou o pai e tomou o controle do mundo.
A partir desses fatos, o mundo foi governado pelos Titãs. Eles representavam as forças primordias e brutais da natureza. Foi no reinado de Cronos que a humanidade nasceu, e segundo dizem, a mesma viveu a sua “Idade do Ouro”, o que não é bem uma verdade.
O Senhor da Foice casou-se com sua irmã Reia, e teve seis filhos, os Crônidas. Os Crônidas são (por ordem de nascimento) Héstia, Deméter, Hera, Hades, Poseidon e Zeus.

Como tinha medo de ser destronado pelos filhos, Cronos engoliu um por um, exceto Zeus que foi salvo por Reia. Após crescido, foi a vez de Zeus destronar o pai, iniciando a Titanomaquia.
Atribui-se a Cronos o poder do tempo. Mas o tempo, em sua velocidade. Não o tempo passado, presente e futuro. Quem o associa a isso está errado, pois esta é a função de Chronos, a personificação do tempo, daí a confusão.
Há várias versões quanto ao que ocorreu ao Rei Titã após ser deposto do trono. Alguns dizem que ele foi exilado como rei de um povo, onde tudo era perfeito e havia colheita três vezes ao ano, onde teria sido prolongada a idade do ouro. Outros dizem que ele foi cortado em mínimos pedaços e atirado ao Tártaro. Outros afirmam que ele foi levado e drogado à misteriosa Ilha de Tule.
________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário