____________________________
Min

É uma divindade egípcia itifálica, que além de proteger as caravanas, promovia a fertilidade.
Tinha a forma de um homem com gorro, duas plumas e fita, mumiforme, braço direito levantado com chicote e pênis ereto.
_________________________Amonet

A versão feminina do deus Amon. O seu nome significa "A Oculta".
Esta deusa surgiu na época do Império Médio, tendo o seu culto se consolidado na época do Império Novo.
Na cosmogonia proposta pela Ogdóade de Hermópolis, Amonet foi a esposa de Amon. Ambos representavam o intangível, o oculto e o poder que não se extingue.
Na cidade de Tebas, onde era representada como uma mulher que usa a coroa vermelha do Baixo Egito, foi trocada por Amon pela deusa Mut.
Outra possível forma de representá-la era na form
a de vaca.
Amonet desempenhava um importante papel nas cerimónias de entronização do faraó, bem como nas festas de Heb-Sed (jubileu real, geralmente celebrado após trinta anos de reinado), onde era por vezes acompanhada pelo deus Min.
No templo de Amon em Karnak, o faraó Tutancâmon mandou erguer uma estátua da deusa com Amon.
Amonet foi identificada pelos Gregos com a deusa Atena.
________________________
Mut

Mut é uma deusa do Antigo Egito, esposa de Amon e mãe adotiva de Khonsu.
Mut era entendida como uma deusa bastante poderosa. De início era apenas uma deusa-falcão da cidade de Tebas. A partir da XVIII dinastia, quando o deus Amon se tornou popular, Mut passou a ser vista como sua esposa, tendo substituído a primeira mulher deste, a deusa Amonet, como sua companheira.
Esta deusa era representada como uma simples mulher com um vestido vermelho ou azul usando a serpente (ureus) e a dupla coroa do Alto e Baixo Egito.Possui uma sala no Templo de Karnak.
-Estátua de Mut ao lado Amon e seu filho Khonsu
_________________________
Amon
Foi um deus da mitologia egípcia, visto como rei dos deuses e como força criadora de vida. Deus local de Karnak, constitui uma família divina com sua esposa Mut e seu filho Khonsu.

__________________________ Kebechet

filha de Anúbis, deus egípcio da morte e dos moribundos.
é uma deusa, uma deificação do embalsamamento líquido. Seu nome significa água de refrigeração. MythsKebechet é uma filha de Anubis e sua esposa Anput, que é apenas o seu aspecto feminino. Sua casa é Duat.
Como a deificação do embalsamamento, Kebechet era vista como a deusa do frescor e purificação através da água.
Ela é a deusa do frescor e purificação através da água que lavou as entranhas dos mortos e trouxe a água sagrada para Anubis para suas tarefas. Ela foi pensada para dar água para os espíritos dos mortos enquanto esperavam para o processo de mumificação para ser concluído.

_________________________
Néftis
Néftis, irmã de Osíris,Ísis e Set com quem se casou, ela era a deusa das terras secas e áridas do deserto até por ser esposa de Set que controlava todo o deserto, pelo menos controlava até matar Osíris, e Set começou a controlar todo o Egito.
Néftis também é a deusa da morte, com Osíris foi mãe de Anúbis, uma vez ela brigou com seu marido Set e como seu marido não lhe dava atenção, ela se transformou em sua irmã Ísis que era esposa de seu irmão Osíris, Osíris pensando ser sua esposa transou com ela e tiveram Anúbis, tanto que Anúbis é o senhor dos mortos, dádiva de sua mãe.Logo depois Osíris pegou Anubis e entregou a a sua esposa Ísis para que ele o criasse como filho dela, e assim ela fez.
Acredita-se que Néftis resolveu se transformar em Ísis pela inveja que tinha de sua irmã, até por que Ísis representava a vida e Nétis a morte, sem contar que Osíris dava muita atenção a Ísis, enquanto Set não dava a mínima pra sua esposa.
Néftis tem uma habilidade pouco conhecida, ela é capaz de retirar de nós as lembrança terríveis e reprimidas

_________________________
Seth ou Set
É o deus egípcio da violência e da traição, do ciúme, da inveja, do deserto, da guerra, da escuridão, das tempestades, dos animais e serpentes. Set era encarnação do espírito do mal e irmão de Osíris, o deus que trouxe a civilização para o Egito. Set era marido e irmão da deusa Néftis. É descrito que Set teria rasgado o ventre de sua mãe Nut com as próprias garras para nascer.
O deus Seth fazia de tudo para conseguir o controle dos deuses e ficar no lugar de seu irmão Osíris. Ele originalmente auxiliava Ráem sua eterna luta contra a serpente Apófis (o próprio Caos) no barco solar, e nesse sentido Set era originalmente visto como um deus bom.

Bestet

É uma divindade solar e deusa da fertilidade, além de protetora das mulheres. Também tinha o poder sobre os eclipses solares. Quando os gregos chegaram no Egito, eles associaram Bastet com Ártemis e ela deixou de ser a deusa do sol para ser a deusa da lua.
A deusa está presente no panteão desde a época da II dinastia. Era representada como uma mulher com cabeça de gato, que tinha na mão o sistro, instrumento musical sagrado. Por vezes, tinha na orelha um grande brinco, bem como um colar e um cesto onde colocava as crias. Podia também ser representada como um simples gato.
Por vezes é confundida como Sekhmet, adquirindo neste caso o aspecto feroz de leoa. O seu centro de culto estava na cidade de Bubástis, na região oriental do Delta do Nilo. Nos seus templos foram criados gatos que eram considerados como encarnação da deusa e que eram por essa razão tratados da melhor maneira possível. Quando estes animais morriam eram mumificados, sendo enterrados em locais reservados para eles.

__________________________
Sekhmet

é a deusa da vingança e das doenças para os egípcios antigos. O centro de seu culto era na cidade de Mênfis e pode estar relacionada á Deusa nórdica Syn guardadora dos portões dimensionais.
Muitas vezes é confundida com Bastet, embora tenha outra conotação neste caso.
Sua imagem é uma mulher coberta por um véu e cabeça de leão. Muito temida no Antigo Egito, sendo ela o símbolo da punição (reajuste) de Rá.
Rá, o Deus-Sol enviou Sekhmet (um possível aspecto predatório de Hathor) para destruir os humanos que conspiravam contra ele contudo ela absorta em furor de justiça foi levada fluentemente a punir a outros humanos que maculavam ao planeta e assim encontrando mais e mais humanos com corrupções se envolveu ferozmente até que Rá (o Cristo-sol em uma linguagem sincrética) utilizou-se de uma estratégia para lhe amansar, pois que Rá é o espírito da redenção e também aquele que enxerga a possibilidade de condicionamento trabalhando para tal pelo que o sol é redentor já Sekmet é aquela que ama aplicar a justiça de um ângulo que favorece ao que mantém o bom caráter, em suma Sekmet e Rá estará dentro do ser humano durante a sua vida uma vez que são as consciências macrocósmicas que estão presentes dentro do microcosmo humano pois que ambos Rá e Sekmeth se complementam.
__________________________
Anput

Ela é também conhecida como Input. Seu nome é escrito em hieróglifo como inpwt.
Ela é esposa do deus Anúbis e mãe da deusa Kebechet .Ela é na verdade uma versão feminina de Anubis
_________________________________________________
Anúbis

Como ficou conhecido pelos egípcios o antigo deus dos mortos e moribundos ,guiava e conduzia a
os mortos no submundo , Anubis era sempre representado com cabeça de chacal, era sempre associado com a mumificação e a vida após a morte na mitologia egípcia,também associado como protetor das pirâmides. Anúbis está nos Textos das Pirâmides do Império Antigo, onde frequentemente é associado com o enterro do Faraó.Na época, Anúbis era o deus dos mortos mais importante, porém durante o Império Médio,Osíris. , passou a ter a função de deus primordial dos mortos, enquanto que Anubis tinha funções menores como por exemplo o preparo do corpo e embalsamento dos mortos.Assume nomes ligados ao seu papel fúnebre, como Aquele que está sobre a sua montanha, que ressalta sua importância como protetor dos mortos e de suas tumbas, e o título Aquele que está no local do embalsamamento, associando-o com o processo de mumificação. Como muitas divindades egípcias, Anúbis assumiu diversos papéis em vários contextos, e nenhuma procissão pública no Egito era realizada sem uma representação de Anúbis marchando em seu início.
A esposa de Anúbis é a deusa Anput,e a sua filha é a deusa Kebechet.
Os egípcios acreditavam que no julgamento de um morto o coração dele era pesado numa balança e a Pena da Verdade (que pertencia à consorte de Anúbis, Maat, a deusa da verdade). Caso o coração fosse mais pesado que a pena o defunto era comido por Ammit (um demônio/demónio cujo corpo era composto por partes híbridas de leão, hipopótamo e crocodilo), mas caso fosse mais leve a pessoa em questão poderia ter acesso ao paraíso ou a alma voltaria ao corpo. Anúbis era quem guiava a alma dos mortos.

_________________________
Hórus

É o deus dos céus, muito embora sua concepção tenha ocorrido após a morte de Osíris. Hórus era filho de Osíris.
Tinha cabeça de falcão e os olhos representavam o Sol e a Lua. Matou Seth, tanto por vingança pela morte do pai, Osíris, como pela disputa do comando do Egito.
Após derrotar Seth, tornou-se o rei dos vivos no Egito. Perdeu um olho lutando com Seth, que foi substituído por um amuleto de serpente, (que os faraós passaram a usar na frente das coroas), o olho de Hórus, (anteriormente chamado de Olho de Rá, que simbolizava o poder real e foi um dos amuletos mais usados no Egito em todas as épocas.Depois da recuperação, Hórus pôde organizar novos combates que o levaram à vitória decisiva sobre Seth.
O olho que Hórus feriu (o olho esquerdo) é o olho da Lua, o outro é o olho do Sol. Esta é uma explicação dos egípcios para as fases da lua, que seria o olho ferido de Hórus.
O olho de Hórus egípcio tornou-se um importante símbolo de poder chamado de Wedjat, que além de proporcionar poder afastava o mau-olhado, pois segundo os egípcios os olhos eram os espelhos da alma.

Osíris
Associado à vegetação e a vida no Além. Oriundo de Busíris, no Baixo Egito, Osíris foi um dos deuses mais populares do Antigo Egito, cujo culto remontava às épocas remotas da história egípcia e que continuou até à era Greco-Romana, quando o Egito perdeu a sua independência política.
Marido de Ísis e pai de Hórus , era ele quem julgava os mortos na "Sala das Duas Verdades", onde se procedia à pesagem do coração ou psicostasia.
Osíris, é sem dúvida o deus mais conhecido do Antigo Egito, devido ao grande número de templos que lhe foram dedicados por todo o país; porém, os seus começos foram os de qualquer divindade local,e é também um deus que julgava a alma dos egípcios se eles iam para o paraíso (lugar onde só há fartura).Para os seus primeiros adoradores, Osíris era apenas a encarnação das forças da terra e das plantas. À medida que o seu culto se foi difundindo por todo o espaço do Egito, Osíris enriqueceu-se com os atributos das divindades que suplantava, até que, por fim substituiu a religião solar. Por outro lado a mitologia engendrou uma lenda em torno de Osíris, que foi recolhida fielmente por alguns escritores gregos, como Plutarco. A dupla imagem que de ambas as fontes chegou até nós deste deus, cuja cabeça aparece coberta com a mitra branca, é a de um ser bondoso que sofre uma morte cruel e que por ela assegura a vida e a felicidade eterna a todos os seus protegidos, bem como a de uma divindade que encarna a terra egípcia e a sua vegetação, destruída pelo sol e a seca, mas sempre ressurgida pelas águas do Nilo.

________________________
Ísis

É uma deusa da mitologia egípcia, cuja adoração se estendeu por todas as partes do mundo greco-romano, e posteriormente, do mundo. É cultuada como modelo da mãe e da esposa ideais, protetora da natureza e da magia. É a amiga dos escravos, pescadores, artesãos, oprimidos, assim como a que escutava as preces dos opulentos, das donzelas, aristocratas e governantes. Ísis é a deusa da maternidade e da fertilidade.
Os primeiros registros escritos acerca de sua adoração surgem pouco depois de 2500 a.C., durante a V dinastia egípcia. A deusa Ísis, suposta mãe de Hórus, foi a primeira filha de Geb, o deus da Terra, e de Nut, a deusa do Firmamento, e nasceu no quarto dia intercalar. Durante algum tempo Ísis e Hator ostentaram a mesma cobertura para a cabeça. Ísis, ela teve um irmão, Osíris, que veio a tornar-se seu marido, tendo se afirmado que ela havia concebido Hórus. Ísis contribuiu para a ressurreição de Osíris quando ele foi assassinado por Seth. As suas habilidades mágicas devolveram a vida a Osíris após ela ter reunido as diferentes partes do corpo dele que tinham sido despedaçadas e espalhadas sobre a Terra por Seth. Este mito veio a tornar-se muito importante nas crenças religiosas egípcias.
Ísis também é conhecida como a deusa da simplicidade, protetora dos mortos e deusa das crianças de quem "todos os começos" surgiram, e é a Senhora dos eventos mágicos e da natureza. Em mitos posteriores, os antigos egípcios acreditaram que as cheias anuais do rio Nilo ocorriam por causa das suas lágrimas de tristeza pela morte de seu marido, Osíris. Esse evento, da morte de Osíris e seu renascimento, foi revivido anualmente em rituais. Consequentemente, a adoração a Ísis estendeu-se a todas as partes do mundo greco-romano, perdurando até à supressão do paganismo na era cristã.

Nenhum comentário:
Postar um comentário